terça-feira, 10 de novembro de 2009

Parágrafos Iniciais, Aula 1

Exemplo 1:

TRILOGIA DE NOVA IORQUE, Paul Auster

“Foi com um número errado que tudo começou, o telefone a tocar três vezes no silêncio da noite, e a voz do outro lado a perguntar por alguém que ele não era. Muito mais tarde, quando foi capaz de pensar sobre as coisas que lhe aconteceram, chegaria à conclusão de que nada era real excepto o acaso. Mas isso foi muito mais tarde. No princípio, existiu apenas o facto e as suas consequências.”

Exemplo 2:

MOBY DICK, Melville

“Tratem-me por Ismael. Há alguns anos – não interessa quantos exactamente – achando-me com pouco ou nenhum dinheiro na bolsa, e sem qualquer interesse especial que me prendesse à terra firme, senti vontade de embarcar e de ver a parte aquática do mundo. É uma maneira que eu tenho de afastar a melancolia e de normalizar a circulação. Sempre que sinto um sabor a fel na boca; sempre que a minha alma se transforma num Novembro brumoso e húmido; sempre que dou por mim a parar involuntariamente diante de agências funerárias e a seguir na esteira dos funerais que se me deparam; e, principalmente, quando a neurastenia se apodera de mim de tal modo que preciso de apelar aos meus bons princípios para não começar a arrancar os chapéus de todos os transeuntes que encontro na rua – percebo então que chegou a altura de voltar para o mar o mais depressa possível.”

Exemplo 3:

ANÓNIMO:

“Alguém arrebatou a venda à mulher idosa e ela e o prestidigitador foram escorraçados, e quando a companhia se foi deitar e o fogo baixo bramia como uma coisa viva, esses quatro ainda se agacharam à luz da fogueira, entre os seus estranhos haveres, e observaram o modo como as chamas em farrapos se escapuliam do vento como que sugadas por um redemoinho algures no vácuo, por um vórtice nesse ermo perante o qual jazem anulados tanto o trânsito do homem como os seus juízos”

Exemplo 4:

JAVIER CERCAS, A Velocidade da Luz

“Agora levo uma vida falsa, uma vida apócrifa, clandestina e invisível embora mais verdadeiro do que se fosse real, mas eu ainda era eu quando conheci Rodney Falk. Foi há muito tempo e foi em Urbana, uma cidade do Middle West norte-americano onde passei dois anos nos finais da década de oitenta. A verdade é que cada vez que me interrogo por que terei ido parar precisamente lá, respondo a mim próprio que fui parar precisamente lá como poderia ter ido parar a qualquer outro sítio, Contarei por que razão, em vez de parar a qualquer outro sítio, fui parar precisamente lá.”

Exemplo 5:

Anónimo

“O físico Leonardo Vetra sentiu o cheiro de carne queimada, e soube que era a sua. Ergueu o olhar aterrorizado para a escura figura que se debruçava para ele.
-O que quer?
-La chiave – respondeu a voz rouca. – A password.
-Mas…eu não….
O intruso voltou a carregar, cravando o objecto incandescente ainda com mais força no peito de Vetra. Ouviu-se um silvo de carne a grelhar.”

Sem comentários:

Enviar um comentário