terça-feira, 17 de novembro de 2009

Texto, Sílvia

Barcelona - Tibidabo
Sempre foi o meu lugar preferido. Aquele local de refúgio dos finais de tarde perdidos na Catalunha. Do alto de Tibidabo Ela adormece aos meus pés com a cabeça repousada numa linha ténue em tons de laranja onde o mar e o céu misturavam-se. E lá do alto consegue-se ter a melhor das vistas com o perfeito dos silêncios.
Um dia li que as grandes cidades são compostas de linhas desenroladas ao acaso e sem qualquer sentido. Barcelona não é assim. Ela é composta sim por linhas desenroladas, muitas, mas simetricamente, que formam quarteirões perfeitos de culturas e cheiros diferentes, onde entre o passado e o presente, entre Gaudi e Jean Nouvel, de alguma forma costura-se um estilo que só ali sobrevive.
Muitos dirão que a âncora de Barcelona é Montijuic, Icaria ou as ruelas estreitas do Born que parecem nunca experimentar a solidão, mas para mim será sempre aquele parque de atracções, e note-se que o uso da palavra atracções e não de diversões não me parece casual. Perdida e logo reencontrada após seis kms de curvas serpenteadas, no topo da Serra, onde a roda gigante fica em pausa no momento em que o pôr-do-sol reflecte-se na Torre de Agbar. O som dos sinos da igreja a entoar em pano de fundo indicam a hora de encerramento do local. Esta é a fotografia a nascer na minha cabeça em primeiro lugar, quando revivo aqueles anos passados. É de cima que se consegue a melhor das perspectivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário